Lote: tudo que deve ser feito antes, durante e depois da compra

Incorpe EmpreendimentosLote, Loteamento0 Comments

Comprar um imóvel em um loteamento é um grande passo para a conquista da casa própria. Mas, você sabe o que é preciso ser feito antes, durante e depois da compra? Para não transformar o sonho em um grande pesadelo, existem alguns cuidados que precisam ser tomados. Neste post, selecionamos algumas dicas para te ajudar a fazer todos os procedimentos da compra do lote da forma correta e garantir que o imóvel seja uma escolha ideal para o seu uso. Confira!

Primeiros passos para a compra de um lote

Alguns procedimentos são primordiais que sejam feitos antes de comprar um lote. Nunca adquira o imóvel sem visitá-lo antes. Dessa forma você evita comprar um brejo, parte de um imóvel, um morro, uma área preservada, aterrada ou de proteção de mananciais. Confira a infraestrutura oferecida no local. Localize o terreno mostrado na planta aprovada pela prefeitura e veja se tem saneamento básico, ruas abertas, água, luz, entre outros.

Antes de comprar vá até a prefeitura do município onde o loteamento está localizado e confira se ele está aprovado e se as obras estão sendo feitas conforme o cronograma. Confira toda a documentação, pois, se a área for de utilidade pública, poderá ser desapropriada no futuro. Se estiver em local considerado zona urbana, o loteamento depende da aprovação de vários órgãos públicos.

Após essas primeiras observações, vá até o Cartório de Registro de Imóveis e verifique se o loteamento está registrado. Se tudo estiver correto, peça uma certidão de propriedade com negativa de ônus e alienações. Isso prova quem é o verdadeiro dono do imóvel e que ele está desembaraçado.

Proposta de compra de um imóvel em loteamento

Se não houver nenhum impedimento na Prefeitura e nem no Cartório, faça uma proposta de compra à administradora. Isso não é um contrato, é um documento para firmar a intenção da compra. Deve constar na proposta:

– Qualificação e manifestação de vontade das partes;

– Indicação do lote, conferindo sua localização com a planta;

– Valor total do lote e do sinal dado;

– Modo e forma de pagamento;

– Forma de reajuste e o índice que será utilizado;

– Promessa de firmar contrato e prazo para aceitação da proposta.

Assine as vias da proposta e coloque data, ficando com uma delas. Caso você desista da compra depois de já ter pago o sinal, perderá esse valor. Se a desistência vier por parte do vendedor, ele deve devolver o sinal em dobro.

Contrato e escritura

Antes de assinar o contrato, leia atentamente todas as cláusulas. Nele deve constar todos os dados do comprador como nome, carteira de identidade, CPF, nacionalidade, estado civil e endereço da residência do comprador e do vendedor. Também deve ter o nome e localização do imóvel, número e data do registro, descrição, confrontações, área e demais características.

Após tudo quitado e de posse dos recibos, do contrato e documentos pessoais, providencie a escritura do imóvel. Ela é lavrada no tabelionato de notas e registrada no Cartório de Registros de imóveis da região. Com o documento você tem todas as garantias de propriedade do lote.

Compre de empresas confiáveis

Pesquise bem antes de escolher o loteamento que você comprará. Prefira empresas com tradição de mercado e boas recomendações. A Incorpe Empreendimentos tem tradição no mercado e é consolidada no ramo de moradias e loteamentos. Possui projetos que proporcionam a interação com o meio ambiente, oferecendo conforto, segurança e bem-estar.

Comprar um imóvel em um loteamento é a realização de um sonho para muitas pessoas. Essas foram algumas dicas para você adquirir o seu lote da forma correta. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe o seu comentário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *