Entenda como comprar um imóvel com renda baixa

Incorpe EmpreendimentosIncorpe Ensina0 Comments

O sonho de ter uma casa própria é comum entre os brasileiros. No entanto, para muitos ele parece distante devido às dificuldades financeiras. É nesse contexto que pode surgir a pergunta: como comprar um imóvel com renda baixa? Será que é possível?

Podemos afirmar que a possibilidade existe. A aquisição de um imóvel à vista não é a única opção. Contudo, como tudo na vida, é necessário planejar e se organizar para concretizar esse objetivo. A seguir você poderá conferir algumas dicas que irão te ajudar a entender como comprar um imóvel com renda baixa.

Como comprar um imóvel com renda baixa: passos preliminares

Calcule sua renda e gastos

O primeiro passo para conseguir visualizar a concretização da compra de uma casa própria é entender a própria vida financeira. Você terá que colocar na ponta do lápis qual é a sua renda real e seus gastos recorrentes. A partir disso, você conseguirá entender o que pode sobrar para pagar um financiamento, investir, dentre outras opções.

Faça um plano financeiro pessoal

É possível que ao analisar o quanto você ganha e como você gasta a sua renda, você perceba que não sobra muito ou nada. Isso, talvez, tenha a ver com hábitos. Diante disso, se você deseja realmente tornar realidade o desejo de ter um imóvel próprio, precisa agir nesse sentido.

Identifique quais são os gastos que podem ser reduzidos ou eliminados do seu orçamento. Dessa maneira, você aumenta a quantidade de dinheiro que poderá ser destinado à aquisição do imóvel. Procure planejar, com metas e objetivos estabelecidos, o quanto irá gastar ou poupar por mês.

Nesse processo, lembre-se sempre de investir o montante. Procure conhecer as possibilidades de investimento seguro e não deixe nenhum dinheiro parado!

Pesquise possíveis imóveis

Agora, você deve pesquisar possíveis imóveis para aquisição. Isso irá te ajudar a saber se aquilo que você pode poupar é suficiente ou não. Será possível projetar em quanto tempo você realmente conseguirá começar a colocar em prática a aquisição do imóvel, quais as modalidades mais viáveis, dentre outras questões.

Como comprar um imóvel com renda baixa: suas oportunidades

Faça cadastro em programas sociais

Dependendo da sua renda e características familiares, é possível facilitar a aquisição da casa própria a partir do Minha Casa Minha Vida. Para isso, você precisa se cadastrar no CadÚnico e verificar na Caixa qual são as condições oferecidas para uma pessoa com a sua renda.

Verifique uma linha de financiamento para você

Atualmente existem diferentes linhas de financiamento de imóveis no mercado. Pesquise aquela que melhor se enquadra nas suas condições. O maior problema, nesse caso, é que ainda assim é preciso dar uma entrada no imóvel. Contudo, se você já souber como financiar, também saberá quanto, aproximadamente, precisa levantar para a entrada.

Prefira imóveis que estão há mais tempo no mercado

Imóveis que estão muitos anos à venda tendem a reduzir de preço. Essa pode ser uma boa opção para quem conseguirá poupar dinheiro ou buscar por um financiamento.

O consórcio também é uma resposta possível sobre como comprar um imóvel com renda baixa. Se você não tiver pressa, essa pode ser uma opção interessante. Para além disso, compare as possibilidades, veja qual é mais viável para a sua vida financeira e comece a tomar as medidas necessárias.

A aquisição de lotes e imóveis na planta, que ainda poderão ser financiados, é outra oportunidade que poderá te aproximar da casa própria. Conheça a Incorpe e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *